terça-feira, 25 de setembro de 2007

Nevermind the Sex Pistols

A banda britânica Sex Pistols se reunirá novamente em novembro para comemoração do trigésimo aniversário de seu primeiro e único albúm "Never Mind the Bollocks - Here´s the Sex Pistols" de 1977, que influenciou e ainda influencia muito na música.
Formada no ano de 1975 pelo empresário Malcom McLaren, o Sex Pistols se tornou um ícone do punk rock mundial por ter sido o pivô para explosão deste estilo musical. Com músicas agressivas e letras irônicas que criticavam desde gravadoras até a própria rainha da Inglaterra os Pistols estouraram na mídia.
Inicialmente com John Lydon, que mais tarde mudaria seu nome para Johnny Rotten, no vocal, Steve Jones na guitarra, Glen Matlock no baixo e Paul Cook na bateria, o Sex Pistols começou seu grande e rápido legado.
O punk que era algo novo e chocante na época se tornou um prato cheio para a imprensa inglesa, em um programa de televisão exibido no fim de 1976 com diversos punks como convidados , entre eles os Sex Pistols, Johnny Rotten responde a uma provocação do apresentador com um "Fuck off" (foda-se, traduzido para o português) chocando toda a sociedade inglesa, pela primeira vez algo do tipo era dito na tv inglesa. Essa atitude coloca os Pistols no foco da mídia, que criticava-os mas que com isso só aumentaram sua fama.
Com a saída de Matlock o Pistols chamam Sid Vicious para assumir o papel de baixista, o jovem junkie que mal sabia tocar o instrumento era o que o Sex Pistols precisava para chocar de vez o público e estourar no mundo inteiro. Agora os Pistols tinham tudo o que precisavam, já eram um ícone, foram proibidos de tocar dentro da Inglaterra, fizeram um show dentro de um barco para fugir das proibições impostas a eles, resultado a polícia acabou com a brincadeira e prendeu Malcom McLaren.
Estava na hora de embarcar para outros lugares e assim começa a tour Anarchy in USA, os Pistols resolveram que não queriam tocar nos lugares onde a maioria das bandas famosas tocavam e portanto se apresentaram apenas em pequenos clubes, os shows foram todos cercados de confusões, brigas do público com a banda eram comuns durante essas apresentações. E Sid Vicious estava cada vez mais afundado nas drogas o que causou um desentendimento na banda e o fim dos Sex Pistols em janeiro de 78, 4 dias depois do último show da turnê nos EUA.
Em 1979 logo após ter saído da cadeia, acusado de matar sua namorada, Sid Vicious é encontrado morto por consequência de uma overdose de heroína.
No ano de 1996 o grupo se reúne novamente com sua formação original e faz diversos shows, inclusive no Brasil, porém a banda se separa novamente e volta em 2003 e novamente acaba. Este ano o baixista original dos Pistols Glen Matlock esteve no Brasil onde discotecou em algumas casas de show de São Paulo.
Agora nessa nova volta anunciada o Sex Pistols farão apenas 3 shows em Londres, todos já estão com os ingressos esgotados. Agora resta esperar se eles farão apenas esses shows ou se os Pistols ainda darão as caras em mais lugares.

3 comentários:

Anônimo disse...

não é ramones mas,
faz falta ;(

;]

Anônimo disse...

fiquei sabendo desses shows que eles vão fazer, legal essa parada, pena que é só na gringa hauhauhau
bjuss

Anônimo disse...

soh vai falta o Vicious...